Você sabe o que é pré-natal? Será que ele é mesmo, tão importante?
O pré-natal é o acompanhamento que toda gestante deve fazer, desde o momento em que foi confirmada a sua gravidez até o dia do parto.
O objetivo de realizar o pré-natal é que o médico obstetra passará a acompanhar o desenvolvimento da gestação, além de monitorar a saúde da mamãe e do bebê.
Durante a consulta de pré-natal a gestante será avaliada, realizará exames clínicos para verificar a sua pressão arterial, verificar o seu peso, ouvir os batimentos cardíacos fetais e o médico obstetra solicitará exames laboratoriais e de imagem para prevenir e detectar doenças maternas ou fetais.
E, sendo diagnosticado previamente, o médico obstetra orientará as medidas de tratamento para evitar prejuízos à saúde da mulher, não só durante a gestação, mas após o parto também.
Problemas fetais, como a malformação, por exemplo, podem ser identificados durante o pré-natal, sendo que em alguns casos, o tratamento pode ser iniciado dentro da barriga da mãe e proporcionar uma vida normal ao recém-nascido.
O médico obstetra também vai avaliar as vacinas que precisarão ser feitas durante este período, além de orientar quanto a alimentação, sono, atividade física, sexualidade, hábitos saudáveis, entre outras orientações que se façam necessárias.
Normalmente, as consultas de pré-natal são mensais até o sétimo mês de gestação. Após esse período, começam a ser quinzenais e, chegando perto do parto, as consultas devem se tornar semanais.
Mas, isso não significa que se houver alguma intercorrência, a gestante não será atendida. O médico obstetra ao acompanhar cada paciente, vai conseguir estabelecer a periodicidade das consultas.
E, uma última recomendação super importante é que sempre que for às consultas de pré-natal tire todas as suas dúvidas e pergunte tudo ao seu médico para que ele possa te orientar adequadamente.
Viu só como é importante realizar o pré-natal?