A prática regular de atividade física é fundamental para todas as pessoas, independente da idade e do sexo, pois é um meio de proporcionar saúde, qualidade de vida e bem-estar e, ainda, diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer de mama.
O Ministério da saúde, no ano passado realizou um estudo que revelou que 45% da população brasileira não praticava atividade física regularmente e, que somente 37% dos moradores das capitais brasileiras, se exercitavam por mais de 2h30, por semana.
O mesmo estudo aponta que somente cerca de 31% das mulheres se exercitam, enquanto os homens, cerca 43%. E, no ano de 2017, cerca 34 mil pessoas morreram por causa do diabetes, câncer de mama e doenças cardiovasculares, o que são doenças relacionadas ao sedentarismo.
A atividade física deve fazer parte da rotina diária, pois através dela é possível conseguir diversos benefícios, entre eles: promover o equilíbrio dos níveis hormonais, ajuda no controle do peso corporal, ação contra diversas doenças, fortalecimento dos ossos e músculos, diminuição do estresse, da ansiedade, entre outros.
Segundo as estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de mama para o ano de 2020, são cerca de 66 mil novos casos.
Enquanto isso, os principais estudos mostram que o fator mais importante para a prevenção do câncer de mama é a periodicidade do exercício físico. Se a atividade física for realizada de 04 a 07 horas por semana, o risco de desenvolver o câncer de mama pode reduzir em até 20%.
Quando a atividade física é praticada regularmente, o corpo se adapta gradualmente a este esforço físico e consegue garantir todos os benefícios.
Diferente de quando a atividade física é praticada eventualmente, pois o corpo já está acostumado com o sedentarismo e, cada vez que se inicia a atividade física após uma pausa, o corpo vai reclamar e vai sofrer com mais dores, inflamações e, até mesmo, podendo ocasionar lesões.
O caminho para fugir do sedentarismo é ter consciência de que a atividade física é importante e procurar iniciar o mais breve possível, os exercícios que lhe dão prazer.
É de extrema importância a ajuda, orientação e acompanhamento de um profissional habilitado para auxiliar na prática dos exercícios físicos, sejam eles de intensidade moderada à rigorosa.
A receita é não ficar parado e não deixar que o sedentarismo tome do corpo e nem da saúde e, quanto antes começar a se exercitar, melhor!