Você sabia que os homens podem ter câncer de mama?
O câncer de mama não é uma doença exclusiva das mulheres não, os homens também podem ser acometidos!
Recentemente, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostraram que das 16.927 pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença no Brasil, no ano de 2019, 203 eram homens. Sendo que para cada 100 casos da doença, há um homem.
Alguns fatores que podem contribuir e aumentar o risco de um homem desenvolver o câncer de mama, como: histórico familiar, envelhecimento, níveis hormonais, obesidade, alcoolismo, doença hepática, entre outros.
Justamente por falta de informação e, por ser uma doença com baixa incidência nos homens, o diagnóstico não é feito precocemente na maior parte dos casos e, esses pacientes só vão a consulta médica quando há alguma alteração perceptível.
Inclusive quero ressaltar que a maioria dos homens não prestam atenção aos sinais que o seu corpo dá! Então, é importante ficar atento ao primeiro sinal de um caroço na mama, inchaço, secreção pelo mamilo, por exemplo, e procurar o médico mastologista.
Para diagnosticar a doença, será preciso realizar o exame clínico das mamas e, alguns exames podem ser recomendados, como a mamografia e ultrassonografia, para complementar e confirmar o diagnóstico.
Quanto ao tratamento para o câncer de mama, tudo vai depender das características e do tamanho do tumor para avaliar qual melhor tratamento a ser realizado.
Homens, vamos deixar o preconceito de lado e quebrar esse tabu de que o câncer de mama só acomete as mulheres e, redobrar os cuidados com a sua saúde!